Dirigido por John Emerson e Christy Cabanne, “The Mystery of the Leaping Fish” (1916) é uma comédia de ação e mistério estrelada por Douglas Fairbanks como o detetive “Coke Ennyday”. O filme é uma paródia dos populares seriados de detetive da época, com um enredo excêntrico que segue as investigações de Ennyday enquanto ele tenta desvendar um caso de contrabando de drogas. O personagem de Fairbanks é notável por sua excentricidade e uso liberal de substâncias como cocaína, o que adiciona um elemento surreal e cômico à narrativa.
Uma curiosidade sobre “The Mystery of the Leaping Fish” é que o roteiro foi co-escrito por Anita Loos e Tod Browning, que mais tarde se tornariam renomados por seus próprios trabalhos no cinema. O filme é muitas vezes lembrado por seu humor absurdo e sua abordagem satírica aos clichês dos detetives. Embora o uso de drogas pelo protagonista seja visto de forma controversa hoje, o filme é um interessante exemplo do humor e das convenções culturais do início do século XX.
Você também vai gostar...
Thomas is deposited in a community of boys after his memory is erased, soon learning they're all trapped in a maze that will require him to join forces with fellow "runners" for a shot at escape.